segunda-feira, 12 de novembro de 2007

LUSA 99,99%

Mesmo que a Portuguesa “queira”, vai ser quase impossível que o time do Canindé deixe de subir para a Série A em 2008. Com 59 pontos, a três rodadas do fim da Série B, a quinta colocação tem Marília, Fortaleza e Criciúma, todos com 50 pontos. Um empate basta para a Lusa. Ou um mero empate de um dos três concorrentes para que a festa seja completa pelos lados do Canindé.

PRA QUÊ ESSE NERVOSISMO?
Incompreensível a alteração nervosa por parte dos jogadores do Coritiba contra o Avaí. Já garantido na Série A do ano que vem, o Coxa apenas precisa se manter no primeiro lugar e, quem sabe, garantir o título antes da última rodada.
Os atletas do time catarinense entraram pro tudo ou nada, pois o Avaí precisava fugir da zona de rebaixamento. Provocações, jogo violento e pressão no corpo a corpo foram as tônicas dos atletas do Avaí e cujas picuinhas interferiram no emocional dos Coxas.
Além disso, uma arbitragem confusa, que não teve pulso pra segurar o ímpeto dos dois lados. Distribuição desnecessária de cartões amarelos e inversões de faltas, o que aglutinou o ânimo dos jogadores em campo (e dos bancos de reservas também).
Quanto ao jogo, vitória merecida para o Avaí que procurou explorar a alameda oferecida pela defensiva coritibana. O goleiro Edson Bastos, do Coritiba, fez o possível e o impossível (até penalidade defendeu). Cronistas esportivos culparam o goleiro pela saída despropositada no momento do gol, mas vale lembrar que no cruzamento havia quatro coritibanos na pequena área contra um jogador do Avaí, que marcou o gol de peixinho.

O REMO RESPIRA E O FORTALEZA DESANIMA
O Leão de Belém ainda vê um fio de esperança pra continuar na Série B ano que vem. Começou na frente contra o Fortaleza. Depois viu o adversário virar, mas teve fôlego pra passar a frente do marcador. Os tropeços de Santo André e Santa Cruz colaboraram para a esperança remista. É verdade que será preciso vencer os três últimos jogos (fora de casa contra Ituano e Vitória e, na última rodada, em casa contra a Ponte Preta). Tarefa inglória!

O PAULISTA TEIMA EM NÃO CAIR
Campeão da Copa do Brasil em 2005, o time de Jundiaí não quer ser mais “um paulista efêmero”, daqueles que se destacam numa temporada e depois são esquecidos. Em casa, o time não tomou conhecimento da possibilidade do Vitória subir pra primeira e fez 3 a 0 no time baiano. O ruim é a tabela: joga fora contra Criciúma e Fortaleza, que ainda sonham com a Série A e tem na última rodada o Ipatinga, em casa.

O TÍTULO VAI PARA...
Coritiba

OS QUATRO QUE SOBEM...
Coritiba, Portuguesa, Ipatinga e Vitória.

OS QUATRO REBAIXADOS...
Ituano, Remo, Santa Cruz e Gama.

E QUEM VEM DE LÁ (ALÉM DO "MEQUINHA")?

Juntam-se ao América (RN), em 2008, Juventude e ou Paraná e Goiás, ou Paraná e Corinthians ou Goiás e Corinthians. O colunista é louco de se arriscar nessa?