terça-feira, 4 de setembro de 2007

"ESPREME" DISPUTA PELA PONTA

A acirrada luta por um lugar no grupo dos 4 melhores colocados "ganha" altura e se aproxima da liderança. O Criciúma que chegou a ficar com sete pontos de diferença do segundo colocado, vê a vantagem abreviar ao perder para o Marília, 1 a 0. Continua com 41 pontos e apenas a um do Coritiba, que empatou com o São Caetano. Além disso, Marília, Ipatinga e Brasiliense chegam aos 37. Qualquer descuido pode mudar tudo tanto no G-4 como na liderança da Série B.

O "maior derrotado" da rodada
O Brasiliense desperdiçou a oportunidade de encostar no Criciúma e Coritiba, pois teve como adversário o Santo André, em casa. Empatou por 1 a 1 com o time paulista que luta contra o rebaixamento e, ainda por cima, foi ultrapassado por Marília e Ipatinga (todos estão com 37 pontos, mas no critério desempate o time do DF leva a pior). De terceiro cai para o quinto lugar.

O "vencedor" da rodada
Ao vencer o Vitória por 1 a 0, o Ipatinga saltou do sétimo para o quarto posto e, evidentemente, está no G-4. Além de passar por um rival direto (ambos tinham 34 pontos), o time mineiro foi beneficiado pelo empate do Brasiliense e derrota do CRB.

Ufa!

Pela quarta vez consecutiva o Tigre se safou de perder o primeiro lugar. Mesmo derrotado pelo Marília, o Criciúma viu o Coritiba ficar no empate contra o São Caetano. Diminui a diferença (41 a 40 para os catarinenses), mas a liderança permanece.

Pipocou!

O Grêmio Barueri estacionou no rebolo do sexto lugar que envolve Vitória, CRB, Ponte Preta e Portuguesa, todos com 34 pontos. Ficou no zero a zero contra o Avaí, em seus próprios domínios. Se vencesse, iria pra 36 e incomodaria o G-4. Dois pontos desperdiçados que podem fazer falta adiante.

Na mesma!

Não mudam de posição Ceará (0 a 0 com a Lusa), Gama (1 a 1 Com Ituano) e Paulista (derrotado pelo Remo por 3 a 2), que ficam em 11º, 12º e 13º, respectivamente. Como consolo aos cearenses, que não ganharam em casa, ficou o fato da Lusa ter perdido uma penalidade máxima. O rubro-verde poderia ter chegado aos 36 e encostado no G-4. Agora, está no emaranhado com Vitória, CRB, Ponte Preta e Barueri.

Macaca sobe!

A Ponte subiu duas posições após passar pelo CRB, por 2 a 1, no Moisés Lucarelli. Resultados "inesperados" em casa, como tropeços diante de rivais que não vão bem na classificação, são os "fiéis da balança" na contagem de pontos. O empate, rodadas atrás, contra o Remo "faz falta" para o time campineiro. Atualmente está com 34 pontos. Poderia estar coladinha no G-4.

Santa vitória!

Sem perder em casa ainda, o Santa Cruz "fez a lição de casa" e passou pelo Fortaleza. Além da vitória, empurra o rival cearense pra zona do rebaixamento, sai momentaneamente da degola (está em 16º, com 28 pontos) e fica em igualdade com São Caetano e Santo André, além de um a menos que o Paulista e, ainda por cima, pode avançar nas próximas rodadas. Com mais uma vitória pode passar de Ceará e Gama (31) e chegar, quem sabe, em 11º.

Falta muito...

Mesmo após vencer o Paulista por 3 a 2, o Remo está longe de sair da degola. Está com 21 pontos, em penúltimo lugar, e seu adversário mais próximo é o Avaí, com 27. O primeiro fora da zona de risco é o São Caetano, com 28, ou a sete pontos do time paraense.
PALPITES DO BLOG!
O "noticia" errou ao arriscar empate entre Ipatinga e Vitória (1 a 0 pros mineiros) E Remo e Paulista (3 a 2 pros paraenses) e nas vitórias de Barueri (0 a 0 com Avaí), Ceará (0 a 0 com a Lusa), Brasiliense (1 a 1 com Santo André) e Gama (1 a 1 com Ituano).
Acertos ao apostar nas vitórias de Ponte Preta (2 a 1 no Crb), Marília (1 a 0 em cima do Criciúma) e Santa Cruz (1 a 0 contra Fortaleza), além dos empate entre São Caetano e Coritiba (1 a 1). Apenas 40% de aproveitamento.

Ipatinga "lidera" segundo turno

O avanço de determinadas equipes nas últimas rodadas e a redução de desempenho de quem antes estava a todo vapor, pode ser ilustrado com o desempenho dos times a partir da segunda fase da Série B.
Após quatro rodadas do returno, o "líder" é o Ipatinga, com 9 pontos. Estava até o final da primeira fase com 25 pontos, sendo 12 a menos que o líder Criciúma. Agora, a diferença cai pra 4 pontos.
O "vice-líder", curiosamente, é o Santo André, 14º no geral, mas que já fez 8 pontos nas 4 partidas da volta.
Depois vêm Santa Cruz, Barueri, Brasiliense e Paulista, com 7. Em seguida, Ponte Preta, Ceará e Gama, 6. A seguir,Coritiba, Marília, Portuguesa e Avaí, com 5. Abaixo, Criciúma, Vitória, CRB e São Caetano com 4. O Remo aparece com 3. Em "penúltimo", o Ituano com 2. O "lanterna´" é o Fortaleza, com apenas um ponto ganho.

DUELO PRA "TODOS OS LADOS"

Os dez jogos da 23ª rodada da segundona, marcados para a noite de hoje, põem frente a frente os "da ponta de cima" contra "os lá de baixo". Há uma "diversidade" de interesses. Equipes que buscam uma posição confortável na liderança, as que ao menos querem um lugarzinho no G-4, os que tentam se afastar da "degola" e os que precisam sair do sufoco (ou tentar minimizar a crise).
O Grêmio Barueri pode ser "o maior vencedor" da rodada, caso os resultados lhe sejam favoráveis. Uma vitória contra o Avaí, em casa, e mais os tropeços de Brasiliense, Marília, Vitória, CRB, Ipatinga e Portuguesa, pode fazer com que "salte" seis posições e vá do nono para o terceiro lugar.
LIDERANÇA
Pela terceira rodada consecutiva Criciúma e Coritiba disputam o posto de primeiro melhor da Série B. O Tigre, com 41 pontos, está dois a frente do Coxa, e vai até Marília defender a liderança. O alviverde paranaense também joga fora e no Estado de São Paulo, onde enfrenta o São Caetano, no ABC paulista. O Coritiba pode ficar com o primeiro lugar desde que derrote o Azulão e o time catarinense não vença o MAC.
TIRA-TEIMA
Ipatinga e Vitória vão fazer o verdadeiro engalfinhamento da rodada. Iguais, com 34 pontos, se enfrentam no Ipatingão e quem vencer pode chegar ao G-4 (vai depender de outros resultados). Pequena vantagem,na tábua de classificação, para o time baiano que tem 11 vitórias contra 10 dos mineiros.
Outro tira-teima acontece com a "turma do desespero". É um confronto entre nordestinos que pode selar a sorte (ou azar) de figurar na zona de rebaixamento. Em Recife, no Arrudão, o Santa Cruze recebe o Fortaleza. Os pernambucanos estão em 18º, com 25 pontos, enquanto que os tricolores cearenses ocupam o 14º posto (27). Se vencer, o Santa (com uma combinação de resultados) tem a chance de "pular" para a 14ª colocação. O Fortaleza, se sair derrotado, corre risco de cair na área de risco (depende de terceiros).
ENTRE o CÉU E O INFERNO
Inusitada é a situação de Ceará (11º) e Gama (12º), ambos com 30 pontos (cearenses "ganham" no saldo de gols), em que um triunfo pode significar a proximidade com o G-4, ou uma derrota pode representar um contato mais estreito com a área de desespero. O Ceará joga em casa contra a Portuguesa (oitavo, 33), enquanto o Gama enfrenta, fora, o Ituano (20º, 18).
DEMAIS JOGOS
Em Belém, o Remo no afã de não "ficar mais feio na foto" (é penúltimo, mas com os mesmos 18 pontos do lanterna Ituano) tenta superar o Paulista (13º, 29), que está entre a cruz e a espada (ou "cola" no G-4 ou "despenca" pra agonia). Em Taguatinga, o Brasiliense (3º, 36) tem a chance de ter folga entre os 4 melhores pois recebe o atônito Santo André (15º, 27). E em Campinas, a Ponte Preta (10º, 31) pega o CRB (6º, 34). A Macaca pode, no máximo, subir 3 posições, ou seja, não alcança o G-4. O time alagoano, se vencer, a depender de outros placares, pode ficar em terceiro na competição.