terça-feira, 24 de julho de 2007

A BRIGA É POR TRÊS VAGAS; ESQUEÇAM O CRICIÚMA!!!




É covardia, o Tigre humilha a turminha da série B. Tá tão fácil que apara as unhas enquanto aumenta o desespero dos concorrentes por um lugar na primeirona. Precipitado, em apenas 14 rodadas de 38 no total, afirmar a vaga de um time, mas o Criciúma passa da conta. Só o desleixo do elenco catarinense ou uma reviravolta no elenco dos outros times pra virar o jogo.
Ao comparar o “(des)nível” da maioria dos times da série A, dá pra dizer que o Criciúma teria lugar entre os 4 melhores na primeirona, neste ano. Rebaixado em 2005 para a terceira divisão, o clube primou pela organização, focou o retorno à Série B e, menos de dois anos após a tragédia do descenso, está na contagem regressiva para voltar à divisão de elite.
O 3 a 0 contra o lanterna Ituano foi construído logo no início do jogo. Com a vantagem no placar, bastou acertar a pontaria e anotar os gols na medida certa. O mais recomendado é que todos torçam pelo Criciúma contra os adversários diretos. Um lugarzinho ao sol já é do Tigre!

BRASILIENSE, HEIN?!
O Jacaré “aprendeu” com o Vitória, detentor dos maiores placares até aqui. E resolveu aprontar justamente pra cima do Leão. Num ritmo de “metralhadora giratória”, o Brasiliense estava com 3 a 0 em apenas 26 minutos de jogo. Animado com a vantagem, chegou aos 6 a 0. O Jacaré começa a morder uma vaga do G-4.

DE NOVO O COXA VIRA! DE NOVO A PONTE LEVA NO FINAL!Na 13ª rodada, o Coritiba virou pra cima do Barueri (4 a 1) e a Ponte levou o gol da derrota nos acréscimos (0 a 1 Brasiliense). Nesta terça, Coxa e Macaca no Couto Pereira. Debaixo de um dilúvio na capital paranaense, a Ponte marcou logo no começo, aos 11 minutos. Após tanto pressionar, o Coxa empatou aos 36 do segundo tempo (Henrique) e virou com Keirrisson, aos 47. Vice-líder, o alviverde está com 26 pontos, seis a menos que o líder Criciúma.

O SALTO DA LUSA!
Após o 3 a 1 contra o Avaí, no Canindé, a Portuguesa encosta no G-4 e está no rebolo, ao lado de Vitória, Gama e Barueri, todos com 21 pontos. Diferentemente de anos anteriores, o time do Canindé sai do sufoco de lutar contra o rebaixamento. O sonho de subir volta após cinco anos longe da elite.


METRALHADORA GIRATÓRIA!
Fulminante! Abatido por quatro jogos seguidos sem vencer em casa, o São Caetano despejou toda sua fúria pra cima do Remo. Nem deu tempo pro time paraense se aquecer. E muito menos aos narradores de rádio tomarem fôlego. O azulão marcou três vezes em apenas seis minutos de jogo. Depois “se acalmou” e permitiu que o Remo diminuísse pra 3 a 1.

OUTROS JOGOS
Em Ipatinga, o Ipatinga ficou no 0 a 0 com o Barueri. O Fortaleza, em casa, ganhou por 2 a 0 do Santo André. O Marília após tomar 1 a 0 no primeiro tempo, virou pra 3 a 1 contra o Gama. O Paulista, em Jundiaí, empatou por 2 a 2 com o CRB e permanece na agonia. Em Recife, mais uma vez o Santa Cruz trava contra outro concorrente direto na fuga ao rebaixamento, ao empatar por 1 a 1 como Ceará.

Rodada de hoje tem líder contra lanterna!





Na décima quarta rodada da Série B, que será toda ela disputada logo mais, a partir das 20h30, o jogo do Criciúma contra o Ituano poderia ser considerado o duelo de Davi e Golias. Poderia, se o Ituano pudesse ser considerado uma surpresa contra o todo poderoso. O jargão diz que o futebol é o esporte mais improvável para se antever um resultado, mas em ritmo de Pan o viável é considerar o líder Criciúma a Argentina, já o lanterna Ituano é o Brasil. No hóquei. Nesta modalidade, "los hermanos" nos deram uma surra por 21 a 0.
Nos outros nove jogos da segundona, nenhum "clima" de Pan (a não ser se o choque considerar improváveis medalhistas). Em Curitiba, no Couto Pereira, o Coritiba recebe a Ponte Preta. O Coxa está em segundo lugar, 23 pontos, e o time de Campinas, que vem de uma derrota para o Brasiliense, está na cola do G-4. Em Recife, no Arrudão, Santa Cruz e Ceará entram em campo pra sumir da zona do rebaixamento. Pior situação está o time de Pernambuco, que figura entre os 4 piores da competição.
Em Taguatinga, na Toca do Jacaré, encontro de dois integrantes do g-4. O Brasiliense, terceiro lugar, recebe o Vitória (quarto), time de melhor ataque e responsável pelas maiores goleadas até aqui. Lembra o correspondente Eliude Oliveira, de Salvador, que o Le~~ao ruge bonito no Barradão, mas fora de casa bate a "síndrome do meio-campo falho" do rubro-negro e por isso o time geralmente perde fora de seus domínios. Em São Paulo, no Canindé, Portuguesa e Avaí fazem o combate dos "irregulares". Ainda pela região, no ABC paulista, o São Caetano, em decadência, recebe o Remo, que mesmo a perigo, ultimamente mostra certa reação.
Outros jogos: Ipatinga x Barueri, Fortaleza x Santo André, Marília x Gama e Paulista x CRB.
Ilustrações: Mascote do Criciúma (Tigre) www.infobola.com.br; mascote do Ituano (Galo) www.bolanaarea.com

DO OUTRO (E “NO MESMO”) LADO DA GALERA!



Curiosos como são os relacionamentos pessoais e amorosos. Quando o apreço por um time de futebol entra na história (e já está na trajetória de sua vida), aí você confunde o pessoal e o amoroso com o particular e o sentimental. A sua pessoa tem condutas, normas e torce por um time. O seu amor é o que você faz e gosta de fazer. O seu amor é seu time. E é aquela pessoa.
Há pouco tempo “inventei” de apregoar por aí que não quero mais uma namorada, companheira, esposa, amante (sim, amor da gente tem que ser a nossa amante!) que torça pelo mesmo time que o meu. Por quê? Perde a graça você se relacionar com alguém que no final de semana vai comemorar contigo a vitória, ficar indiferente ao empate ou lamentar a derrota do time do coração.
É eletrizante um zoar do outro. Rir da desgraça alheia quando suas cores dão o tom em campo. Ou não atender ao companheiro ou companheira quando o assunto é futebol, justamente pela surra que seu “amor maior” tomou na rodada do final de semana.
A “invenção” não foi por acaso. Ano passado fui ao estádio e vi uma família bem constituída (mãe e pai jovens e um garotinho dando seus primeiros passos). O trio paramentado de verde e branco. O casal entoava todos os gritos e hinos da torcida do Coritiba. O pequeno baby ensaiava os primeiros compassos ritmados pra acompanhar o agito (brasileiro é demais, já vem com o gingado lá do berço!).
Filosofei ao extremo, achei maravilhosa a uniformidade clubística familiar e, por isso, pensei no contraditório. A partir daquele dia entendi que eu, como torcedor do Coritiba, teria que ter uma companheira atleticana e que nossa filha fosse adepta do Paraná Clube. Doideira! Leonino ao extremo (perfeito, claro)!
A língua paga. A vida cobra com juros e correção monetária. Há pouco mais de um mês vivo um intenso Atle-Tiba. Relaciono-me com uma ácida torcedora rubro-negra. Falta a filha paranista, mas como presente o kit veio com três lindas garotinhas... rubro-negras. Nem tudo é perfeito. Mas o amor é! Tá ganhando graça isso! Na arquibancada, cada qual pro seu lado. O amor nos aproxima! É gol pra todos os lados!
Relacionamento é apimentado com tensão, birra, cobrança, explosão, euforia, calor, juras de amor, delírio. Na arquibancada a tensão nos 90 minutos provoca a birra do torcedor com seu time. Existe a cobrança por mais empenho. Explosão na hora do gol. Euforia em meio ao calor da galera. Juras de amor às suas cores. Delírio.
Quanto Prazer! Pra todos os lados!
Ilustração: jangadabrasil.com.br